terça-feira, 19 de julho de 2016

Resenha | Como eu era antes de você, de Jojo Moyes


Louisa Clark é uma garota de 26 anos, que trabalha desde os 20 anos em uma cafeteria e leva uma vida tranquila com a família e o namorado, Patrick, um triatleta que ela namora há anos e parece não se importar muito com ela, mas ela não liga. Sua família conta muito com seu salário para se manter, pois seu pai está correndo risco de ser demitido, sua mãe fica em casa cuidando do seu avô que após um AVC apresenta várias limitações, e sua irmã, que alem de ter um filho pequeno, trabalha em uma floricultura recebendo um salário que mal dá para sustentar os dois. Lou é uma mulher sem ambições e está contente com a vida que tem. Mas tudo muda. A cafeteria onde Lou trabalhava é fechada e ela fica desempregada, o que a obriga a procurar a agência de empregos da cidade.

“Nunca pensei que pudesse sentir falta de um emprego como se sente de um braço ou de uma perna, algo que está sempre ali, que faz parte de você. Não imaginei que, além dos medos óbvios sobre dinheiro e futuro, perder o emprego fizesse a pessoa se sentir inadequada e um pouco inútil.”

Seguindo indicações de seu conselheiro na agência de empregos, ela faz diversas entrevistas, mas não parece qualificada o suficiente para nenhuma das vagas. Quando Lou já está desesperada, surge uma vaga que ela pode preencher: a de cuidadora assistente. Lou faz a entrevista para o emprego, que paga muito mais que a cafeteria, porém, ela precisa cuidar de uma pessoa com tetraplegia C5/C6. A entrevista para sua surpresa é com a mãe da pessoa que ela deverá cuidar, ela se surpreende com o fato da Sra. Traynor marcar o seu primeiro dia sem ao menos estudar outros candidatos e mesmo sabendo que ela não tem experiência como cuidadora de um tetraplégico. O contrato é de 6 meses, e no seu primeiro dia quando conhece Will Traynor, ela fica chocada quando percebe que Will não a recebe bem e possui um mau humor que a deixa apavorada, o que a faz querer desistir logo nos primeiros dias, mas muda de ideia após pensar em sua família.

“Ele me odeia. Ele me olha como se eu fosse uma coisa que o gato trouxe na boca. E ele nem toma chá. Estou fugindo dele.”

Will Traynor é um homem de 35 anos que está preso a uma cadeira de rodas há dois anos após ser atropelado por uma motocicleta, o que o deixou tetraplégico. Ele é inteligente, rico e mal-humorado. Sua vida mudou completamente após o acidente. Ele era uma pessoa que praticava vários esportes, namorava bastante, estava sempre ativo, mas após o ocorrido ele depende das pessoas para tudo. Will não é fácil de lidar, prefere ficar sozinho o tempo todo, por isso é grosso com todos para afastá-los, ele não se sente satisfeito com situação em que se encontra e está planejando um jeito de mudar isso.

“Poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.”


Primeiramente, tenho esse livro na minha estante há dois anos e só agora criei coragem para ler. O motivo? Não gosto de livros com muitas tragédias e pelos comentários em volta desse sabia que seria um livro triste. Mas quer saber? Foi um erro terrível! Esse livro possui uma estória extraordinária e envolvente, cheia de detalhes e a autora nos prende do inicio ao fim. Me diverti bastante com os diálogos entre Lou e sua família, shippei ela com o Will L e acompanhei ao virar de cada página a evolução dela como personagem. O livro se tornou um de meus favoritos e não preciso nem dizer o quanto recomendo a leitura, né? Mas preparem os lencinhos.

“Apenas viva bem. Apenas viva.”

Ficha Técnica:



Título:
Como eu era antes de você


Título Original: Me before you
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 320
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

10 comentários:

  1. Esse livro é a cara da minha namorada! haha
    Ela elogia de mais, de mais. Preciso ler e curti sua resenha!

    C. R Escritor

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já perdi as contas de quantas resenhas li desse livro, ainda mais com o filme que foi lançado esse ano. A história até parece ser boa e eu leria se tivesse oportunidade, mas sinceramente perdi o interesse por causa de tanta propaganda em torno da história. Talvez um dia eu dê uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro um drama! Mesmo sabendo que vou chorar horrores, sempre acabo lendo e chorando... rsrsrsrs
    Não fui ver o filme ainda e também não cheguei a ler o livro, mas tenho muito interesse em ambos. Bom saber que você gostou.
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu tive muita resistência em ler o livro porque estava decidida a não ler mais romances, mas estava sem nada pra ler e acabei começando, fui totalmente no escuro sem ter ideia do que se tratava a história e me apaixonei, chorei litros.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Eu li o livro recentemente e adorei completamente! Comecei a ler receosa de não gostar, mas acabei amando, principalmente os personagens. Achei o final muito triste mas também muito bonito, e não chorei... Fico feliz que tenha gostado também!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bem, no meu caso... curto bastante histórias trágicas, mas tentei ler esse título e achei a escrita tipo... não tem nada a ver comigo... sem contar a capa que pra mim não é atrativo algum... não curti Jojo, definitivamente... mas que bom que o livro te surpreendeu...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Eu tô com esse livro desde o início do ano, mas até hoje não sinto vontade de ler e, por isso, vai ser prêmio de um sorteio que tô fazendo no blog hahaha. Acho judiaria deixar um livro preso na estante. Poderia trocá-lo no sebo (porque foi assim que o adquiri), mas achei legal sorteá-lo. Mesmo com o filme não sinto a mínima vontade de conhecer a história. Acho que o jeito que fizeram a personagem no filme me desanimou. Uma amiga me disse que a guria, no livro, não é nada como a do filme. Gosto de dramas e, talvez, eu pudesse lê-lo se não tivesse causado uma impressão ruim em mim.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente, mais uma resenha deste livro maravilhoso e eu ainda nem pude ler o meu e muito menos assistir a adaptação cinematográfica, ainda.
    Ai que bom que voce gostou!


    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi. Ás vezes acontece isso, ficamos muito tempo com o livro estacionado na estante, achando que não vamos gostar e quando criamos coragem para lê-lo, a coisa é tão diferente... Gostei de sua resenha, bem escrita e apresentou bem a obra.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo esse livro da jojo, e gostei muito do filme, mesmo que algumas coisas tenham sido tiradas sabe? É impossível o filme ser fiel a obra, ambos atendem a exigências dos seu gêneros.
    Linda resenha.
    https://facesemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Categorias

Facebook

Comments

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *