sexta-feira, 22 de julho de 2016

Resenha | Veneno, de Sarah Pinborough


Releituras para contos de fadas estão ficando cada vez mais comum no meio literário, mas não apenas nisso, também nos filmes, nas séries ou até mesmo nas histórias em quadrinhos estão constantemente fazendo novas adaptações. A história pode ser quase a mesma, mudando apenas o foco literário, que muda de escritor para escritor, onde eles procuram um novo começo ou fim para aqueles personagens tão conhecidos. Em 2013 foi à vez da escritora Sarah Pinborough lançar a sua versão para os contos de fadas. Foram lançados três livros para a Saga Encantadas, só que os livros não são voltados para as crianças, mas sim para os adultos.


O primeiro livro, intitulado como Veneno, é lançado pela Editora Única, ainda contem na trilogia os livro Feitiço e Poder. No primeiro livro, vai contar a história de Branca de Neve, ao mesmo tempo tem a participação de outros personagens como a Bruxa do conto de João e Maria, Aladim e sua lâmpada e também o Caçador com os sapatinhos de Cinderela.

Em Veneno tem-se um novo ponto de vista para a história de Branca de Neve, e sua madrasta má. Na maioria dos livros, Branca tem uma madrasta que é perversa, sendo ela símbolo inveja e maldade, pois ora, foi ela a culpada da maldição na Branca de Neve. Mas neste livro, a madrasta é chamada de Lilith com uma beleza única e conhecida como a Rainha de Gelo. E Branca continua sendo aquela jovem de pele branca como a neve e considerada a mais linda de todo o seu reino.

O livro ainda vai apresentar aquela mesma história de Lilith tendo inveja da sua enteada, e cega de ciúmes, acaba lhe dando uma maçã envenenada. Mas muda a maneira de como é contada a história, pois nesse momento não teremos apenas a visão de Branca de Neve sobre a sua madrasta, mas também de como Lilith enxerga a todos e também descobrir um pouco mais sobre a sua história e de como ela se tornou uma mulher tão amarga e cruel.


A Branca de Neve é uns dos personagens mais diferentes do livro, às vezes sendo uma garota meiga e amável, em outros momentos sendo uma jovem chata e impulsiva. O Príncipe Encantado é outro personagem que me surpreendi, não pelo fato de possuir muitas qualidades, mas pelo contrário, por quase não possuir nenhuma.

Esse primeiro livro da Saga Encantada, é um livro incrível, me surpreendi com a leitura e a Sarah é bem detalhista sobre o que acontece com cada personagem, o que torna a experiência única. O final do livro é algo que ninguém espera, ou pelo menos eu não esperava, fazendo você pensar se realmente existe uma final feliz, se existe um Príncipe Encantado, ou melhor, se é necessário ter um para ser feliz, e é claro faz nos pensar sobre quem realmente é o vilão da história. Veneno quis contar a história de Branca de Neve de uma forma mais adulta, então não indico você deixar uma criança ler. A Editora Única soube trabalhar bem nos detalhes do livro, possuindo desenhos no começo e no final de cada capítulo, e na contracapa vem um lindo marcador para destacar.


Ficha Técnica
Título: Veneno
Título Original: Poison
Autor (a): Sarah Pinborough
Editora: Única
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 224
Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração!Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos!
Não existe Felizes para sempre!
Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um final feliz pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!
Palavra da editora:
Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada.
Belo como os vilões costumam ser.
Sarcástico como príncipes mimados.
E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!)
Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! Mariana Rolier

13 comentários:

  1. Olá
    Amo releituras e adoro essa história em especial. E só de ler seus comentários dá vontade de reler novamente. A saga Encantadas é muito especial e mais do que recomendada para quem curte essa ambientação. Adorei sua resenha ;)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou completamente apaixonada por essa série e te garanto que os próximos são ainda melhores. Eu fiquei completamente surpresa com o final do livro e a atitude do príncipe. Gostei de ver as suas impressões sobre a obra e me deu a maior saudade dessas histórias, sem falar que as capas são muito bonitas. O trabalho da editora está mesmo muito bom e a trama é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Quero muuito ler essa série, pois acho a premissa muito interessante.
    Achei a personalidade da Branca de Neve bastante ambígua, mas acho que vou curtir conhecê-la. Outra coisa que me encantou foi saber que O Príncipe Encantado te surpreendeu, isso me agradou bastante. Fiquei curiosa para conhecer o desenrolar da história.
    Dica anotada. Aliás, não poderia ser diferente, pois sua resenha está incrível!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi. Eu admito que a minha primeira experiência com esse livro foi extremamente negativa. Eu nunca tinha lido um livro "adulto" e não sabia desse fato, o que me causou uma surpresa... surpreendente, haha. Mas repensando a história hoje eu creio que gostaria bastante de reler. Gosto do aspecto de que não há um final feliz. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu amo releituras e não pensei duas vezes antes de comprar essa série inteira de uma vez. Pergunta se eu já li? Pff... não tive a oportunidade ainda. Confesso que já críticas positivas e negativas sobre a história, mas a sua resenha me animou a começar a ler, ainda mais você dizendo que a autora soube levar bem os acontecimentos.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Esse Príncipe Encantado é impressionante de tão detestável! hehe... Achei legal o livro nos permitir ter uma outra visão na madrasta, mas aí veio Feitiço e estragou tudo para mim... rs... Eu achava as capas bonitas, mas confesso que gostei muito mais das originais que você colocou na postagem! *-* A parte gráfica do livro ficou mesmo bem legal... só preferia que não tivesse cenas picantes... hehe...

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Que interessante isso de os livros não serem dirigidos ao público infantil, mas sim ao público adulto, pois em sua origem, os contos de fadas eram contados por adultos, para adultos. Só posteriormente foram adaptados para crianças. Eu já tinha interesse de ler esse livros, após ler a sua resenha, o interesse aumentou, pois adorei saber sobre as reflexões que o livro traz sobre o final feliz, o ser vilão, etc. Tentarei ler a obra o quanto antes.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom? Que bom que gostou tanto dessa leitura! Ultimamente tenho lido muitos comentários positivos sobre esse livro, e sua resenha ficou ótima! Eu não gosto de releituras, então não sei se seria uma leitura muito proveitosa para mim, mas acho que darei uma chance... :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Confesso que não conhecia a serie e já me interessei!! :) ahah Contudo, não sou muito desse tipo de releituras!!...

    Bem, eu gosto desse troca de viloe se de opiniões acerca dos personagens, termos de repensar no que achvamos certos... Ah! E os finais felizes não são so para os mais novos!!!!! ahahhahahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gosto muito de contos de fadas e hoje em dia o que não falta são releituras desses contos maravilhosos. Gostei muito das suas impressões e fico feliz em saber que a autora usou a originalidade para criar essa história com personagens únicos. Gostei de saber que o final foi inesperado e espero poder ler esse livro.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Já pensei várias vezes em comprar esse livro, já vi várias vezes a trilogia completa muito barata, mas desanimei, li algumas resenhas que disseram que o livro não era tudo isso que a gente pensa, mas vou ver se dou uma chance, gostei dos seus argumentos e me fizeram mudar de ideia em relação ao livro (adoro finais inesperados), adorei a resenha!
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    adoro releituras e tenho a trilogia aqui que ainda não li.
    Não sabia da falta de qualidades do principe e nem dos personagens de outros contos no livro, mas sei de um spoiler violento que arranquei de uma amiga e fiquei surpresa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro releituras e confesso que eu acho essa uma das melhores que eu já li. Adorei toda a trilogia, e o final me deixou embasbacada. Não é nada muito OHHH, mas é surpreendente mesmo assim, o ritmo dinâmico que a autora dá à trama só fez a leitura ser ainda mais incrível.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

Categorias

Facebook

Comments

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *