segunda-feira, 25 de julho de 2016

Crítica | A garota dinamarquesa


Hoje é o dia de falar do filme A Garota Dinamarquesa, um dos filmes mais esperados do ano e que ganhou algumas indicações no Oscar. Filme estrelado por Eddie Redmayne e Alicia Vikander, que vai tentar contar a história de Lila Elbe, que pode ter sido a pioneira dos transgêneros e talvez a primeira a tentar fazer a cirurgia de readaptação sexual.


Primeiramente nos é apresentado Einar Mogens Wegener, que é casado com Gerda Wegener, ambos pintores. Em certo dia, Gerda queria terminar uma pintura e sua modelo não apareceu, e ela pede para que o marido coloque meia calça e calce sapatilhas, para que ela possa terminar a sua pintura. E é nesse momento que Einar percebe que tem algo de diferente com ele, ele começa a se aceitar como sendo uma pessoa gênero feminino, passando a se chamar de Lili Elbe.



Depois disso, vemos que aos poucos Einar vai sumindo, para dar espaço para Lili. A transição é feita de maneira lenta, a cada momento Lili tenta captar tudo que vê e refaz de maneira mais suave possível. Um exemplo disso é quando Einar vai até um stripper, para observa seus movimentos e ao mesmo tempo em que ele assiste, acaba refazendo todos os movimentos da dançarina.

Ao passo que Einar ia desaparecendo, Gerda perdia o marido, e ganhava uma irmã, Lili. Alguns momentos foram bem complicados para Gerda aceitar e entender tudo que estava acontecendo, para ela aquilo era algo novo e bem difícil de compreender. Mas sempre que conseguia, levava Lili para tomar café, viajando e aventurando-se com a nova amiga que havia ganhado. 



O filme não explica, mas Lili não morreu em sua primeira cirurgia, mas apenas na quinta, na tentativa de transplante de útero, já que ela gostaria de engravidar. Outra coisa não explicada no filme é sobre a sexualidade de Gerda, que assumiu que se relacionava com outras mulheres, explicando o porque de muitas vezes ela ter um relacionamento um tanto "diferente" com Lili. Mesmo o filme sendo ótimo, e falando sobre um assunto que é quase um tabu para muitas pessoas, existem coisas de Lili que não foram reveladas e outras que são um pouco diferente do filme, então é sempre bom dá uma pesquisada e conhecer mais sobre a vida dessa mulher.

De maneira geral, o filme é maravilhoso, com atuação e diálogos bem sinceros, feitos por Eddie e Alicia. A trama conseguiu comover ainda mais o público, mostrando o quão inicialmente foi para Eddie saber o que estava acontecendo com ele, como se ele estivesse morrendo aos poucos, mas mostrando também a dificuldade de Gerda para entender o que "significava" aquilo tudo, procurando um motivo para aquilo ter acontecido. Abordar o assunto da transsexualidade, atualmente é algo bem chocante para algumas pessoas, imagina para a época de Lili, que apesar de tudo e de todos, lutou pelos seus direitos e por ser quem ela realmente era. Então se você não assistiu, assista e conheça a incrível história de Lili Elbe.


 
Ficha Técnica
Título: A Garota Dinamarquesa 
Título Original: The Danish Girl
Diretor: Toom Hooper
Roteiro: David Ebershoff, Lucinda Coxon
País de Origem: EUA
Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 2016
Sinopse: Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.
   





Assista ao Trailer: 


13 comentários:

  1. Gostei da sua crítica ao filme. Realmente, o filme é muito comovente. Só não entendi muito bem onde aparece que a Gerda se relaciona com mulheres, pois li o livro também e não lembro disso ser mencionado.

    Lá no meu blog fiz um Livro x Filme, caso te interesse: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2016/04/o-livro-ou-o-filme-garota-dinamarquesa.html

    Abraço,
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Marco, como vai garoto?
    Eu to louquinho para olhar esse filme e sempre acabo esquecendo de baixar, não sei como consigo, anotei de novo HAHAHAHAHAHAH eu gostei muito de saber a sua opinião e crítica do filme, esses dias vi que tem um livro fiquei a fim de ler também. Quero mais indicações ótimas assim <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que legal, não conhecia esse filme, mas curti, vou procurar para assistir. Seu post ficou muito bom, adorei :)

    http://madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Sei pouco do filme, mas quero assistir. Gostei da sua crítica, você está de parabéns com seu post. Está super bem escrito e me passou sua verdadeira opinião.

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse filme é maravilhoso, ainda não o assisti mas estou super ansiosa e estava esperando por alguém fazer uma crítica sobre ele, o assunto das transex é um tabu tão grande em nossa sociedade e eu acho maravilhoso estarem trabalhando sobre ele no cinema <3 é um grande feito e eu não vejo a hora de assistir esse trabalho maravilhoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Já faz um bom tempo que eu estou curiosa com o enredo desse filme é preciso assistir ele logo. Lendo sua crítica sobre o filme minhas expectativas só aumentaram ainda mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Apesar do livro ser muito bem cotado, eu inclusive gostei muito do que já vi dele, confesso que tenho mais interesse em ler o livro do que ver o filme :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. ai, pena que peguei spoiler lendo tua resenha, e eu não vi o filme nem li o livro ainda :(
    mas enfim, vou tirar um tempinho pra assistir... a temática me interessa bastante...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. ainda não li o livro nem o filme, é uma das minhas metas esse ano porém gosto sempre de ler o livro antes e por isso a demora. Sua crítica ficou ótima!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Não vi o filme e nem li o livro.
    Acho a ideia da trama muito interessante, mas ela não me instiga em querer saber mais.
    Definitivamente não faz meu estilo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  11. Um dos melhores filmes que já assisti, sem dúvida me fez refletir sobre as demagogias da sociedade para aquela época. O que na minha opinião hoje existe um preconceito encrustado nas raízes sociais, mas estamos caminhando.

    ResponderExcluir
  12. Oiii!
    Ainda não vi o filme. Já conhecia de nome.
    Espero conseguir ver em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Você não sabe o quanto eu quero ver esse filme. Mas ainda não tive a oportunidade, Parece ser ótimo e o enredo nem se fale

    ResponderExcluir

Categorias

Facebook

Comments

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *