sábado, 16 de julho de 2016

Crítica | Agora e para sempre


Se você leu ou assistiu A culpa é das estrelas, Um amor para recordar ou até mesmo Uma prova de amor, e gostou então o filme que vou está falando, é para você. Mas caso você não goste ou nunca tenha ouvido falar de nada que eu citei, venha conhecer Agora e para sempre, um filme único que vai arrancar muitos suspiros e claro, lágrimas.


O filme foi lançado em 2012, baseado no livro “Antes de Morrer” de Jenny Downham e vai contar a vida de Tessa (Dakota Fanning), uma adolescente de 17 anos que sofre de leucemia em estágio terminal. A garota fez uma lista de tudo aquilo que qualquer jovem de sua idade já fez, mas ela ainda não, então Tessa pretende fazer tudo antes de morrer. Nesta lista inclui desde de a garota perder a virgindade até furtar algum objeto de uma loja. Porém aquela vida sem sentido e monótona de Tessa muda, ao conhecer seu novo vizinho, Adam (Jeremy Irvine), que aparenta ser o salvador da garota e que pode ser o único a ajudá-la a resolver os seus problemas. É como se tivesse faltando algo na vida de Tessa e que ela não conseguiria descrever o que era e nem sabia que existia, mas com a chegada de Adam, a sua vida ganhou sentido e Tessa se entrega totalmente a essa relação.



O filme é parecido com “Um amor para recordar”, contado a história de uma garota que está com doença terminal e resolve fazer uma lista de desejos e realizar todos, antes de morrer e no meio do percurso acaba se apaixonando. Quando eu assisti o filme, fiquei meio inquieto, pois já imaginava a história toda, devida a semelhança com o filme citado a cima. Porém ao desenrolar do filme, o longa acaba me convencendo que estou enganado e mostrando todo o seu potencial. Em Agora e para sempre, o filme não vai mostrar apenas Tessa, mas também trás a vida dos outros personagens e de como eles enfrentam todas as situações. Os sentimentos são passados com toda sinceridade que é possível, a dor no olhar, as palavras que machucam, os dramas. Este filme não tem a intenção de mostrar que o amor pode salvar vidas, nem que o humor do protagonista é o que deixa ele forte, aqueles elementos tão clichês que todo mundo já espera, mas pelo contrário, aqui nos é revelado à fragilidade, os medos e as dores sentidas por cada um, conseguindo trazer mais emoção a cada cena, pelo simples fato de serem honesto.


O roteiro é interessante, não mostra apenas a vida de Tessa, mas paralelamente é relatado o quanto a doença e os seus atos podem afetar as pessoas que a cercam. Adam que não prefere falar sobre suas conquistas por medo de parecer superior ou até mesmo por medo de machucar a garota, ao demonstrar que ele tem uma vida além dela. Sua mãe que nunca soube lidar com a situação que a filha está passando, e seu pai fazendo o papel de ambos e sendo protetor, que enxerga a criança que ainda existe nela. Cada detalhe que foi dado ao filme, faz tudo parecer mais real e sincero. Neste filme Dakota Fanning, provou todo o seu talento como atriz, se entregou totalmente a personagem, e com certeza deixou o filme mais verdadeiro.


Mesmo o filme tendo pontos diferentes dos outros filmes que falam sobre essa trama, ele não conseguiu fugir de alguns clichês. Mas “Now is good” é tudo tão belo e convincente, que vai ganhando a empatia de qualquer pessoa que assista. O roteiro fez um trabalho lento, nos conquistando com a história de Tessa, trabalhando com as emoções do público, conquistando o coração com cada detalhe e diálogo, e nos destruindo aos poucos, até que em seu final só reste apenas lágrimas. Um filme bem sensível, e bem trabalhado, sabendo trazer humor quando deve e inserindo emoção na hora certa, tudo na medida certa, nada sendo exagerado. O filme não é para todo tipo de público, mas eu recomendo, quem sabe ele possa lhe conquistar e você acabe se apaixonando pela incrível história de Tessa.

“Momentos…nossa vida é uma série de momentos. Cada um…uma viagem para o fim. Desapegue. Desapegue-se de tudo.”

Ficha Técnica
Título:  Agora e para sempre
Título Original: Now is Good
Diretor: Ol Parker 
Roteiro: Ol Parker, Jenny Downham
País de Origem: EUA
Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 2013
Sinopse: Tessa, é uma adolescente de 17 anos apaixonada pela vida. Diagnosticada com uma doença terminal, ela decide fazer bom uso de cada momento fazendo uma lista de coisas que uma adolescente normal iria experimentar. Com a ajuda de uma amiga, ela começa a pôr em prática os itens da lista e, enquanto seus pais e seu irmão lidam com o medo de perdê-la de suas próprias maneiras, Tessa passa a explorar um mundo novo e viver cada dia o mais intensamente possível. No entremeio, a garota se apaixona por Adam, seu novo vizinho, item que não estava na lista mas que se prova a mais revigorante experiência de todas.


Assista ao Trailer:


7 comentários:

  1. Oi,
    Já assisti ao filme e a todos citados também. Gosto bastante do gênero e Agora e para sempre é um filme lindo, muito comovente.
    Desconhecia a informação que ele é baseado em um livro. Vou procurá-lo para ler e depois assistir novamente o filme pois já faz um bom tempo que assisti.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente o roteiro faz um trabalho lento como você disse. Talvez isto não tenha me conquistado muito.
    Apesar de ter derramado lágrimas ao assistir a interpretação de Dakota (que é uma atriz que não gosto) e Jeremy, acabei não dando, digamos, uma nota 10 para o longa.
    Mas não foi um filme ruim pra mim. Apenas não me agradou em cheio.
    Porém, recomendo aos amantes do gênero.
    Gostei bastante de sua crítica.
    Começarei acompanhar mais o blog daqui pra frente. Muito sucesso pra ti!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já assisti todos os filmes que você citou, sendo assim acredito que realmente tenho que assistir Agora e para sempre.
    Prevejo muitas lágrimas.
    Gostei muito de saber que não foca só em Tessa, e sim o quanto suas atitudes refletem naqueles que estão próximos a ela.
    Dica anotada!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Oi..tudo bom?
    Não conhecia esse filme, mas impossível não querer ver. Gosto de filmes onde vou chorar e torcer para ela conseguir realizar tudo o que deseja antes de partir, claro que terá a fase clichê como pede , mas acho que irei me encantar da mesma forma.
    Vou procurar por esse filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro esses estilos de filmes e com certeza eu vou gostar desse justamente pelo elenco, faz muito tempo que não assisto nada com a Dakota e tem também a Kaya Scodelario, que eu amo. Vou anotar a sua dica.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu ouvi falar desse filme pela primeira vez há pouco tempo, e fiquei bem interessada no roteiro. Apesar de sempre sair triste da sessão, eu gosto de filmes que fazem com que eu me emocione e gostei de todos os que você citou acima! Também gosto muito da atuação de Dakota Fanning e sei que ela não vai decepcionar!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  7. Ola lindona ainda não assisti o filme, mas confesso que ando preferindo livros que me façam rir. Menina lembro dessa atriz tão pequena, pelo visto o filme é tocante como os demais do gênero. Vou indicar a minha filha também. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

Categorias

Facebook

Comments

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *